Rádio Online Novos Caminhos

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

LAUS, FRANÇA (1664)-MARIA SANTÍSSIMA


Nossa Senhora de Laus

“Eu pedi Laus a Meu Filho para a conversão dos pecadores e Ele vos concedeu para mim”.
Palavras da Santíssima Virgem à menina Benoite, em Laus, França, 1666.
O Vale de Laus está situado em Dauphiné, sul da França, aos pés dos Alpes, a sudeste de Gap. No dialeto local a palavra Laus significa lago. Em 1666 a pequena aldeia era formada por vinte famílias espalhadas em oito pequenas casas. Os habitantes tinham construído uma capela dedicada à Anunciação, em Notre-Dame de Recontre (Nossa Senhora do Bom Encontro, significando Anunciação).

“Eu pedi Laus a Meu Filho para a conversão dos pecadores e Ele vos concedeu para mim”

Nossa Senhora de Laus
A menina Benoite não foi apenas uma ajuda, mas uma proteção para sua mãe, que tinha educado fielmente seus filhos na fé católica, ensinando-lhes o Pai Nosso, a Ave Maria e o Credo
Foi este isolado lugarejo que Nossa Senhora escolheu para aparecer e promover um outro “Bom Encontro”, servindo-Se de uma menina pastora iletrada chamada Benoite Rencurel. A Santíssima Virgem revelaria depois à Sua menina: “Eu pedi Laus a Meu Filho para a conversão dos pecadores e Ele vos concedeu para mim”.
O sofrimento foi uma constante na vida de Benoite. Desde os primeiros anos de vida sempre conviveu com a dura realidade de sua extrema pobreza, agravada por ocasião do falecimento de seu pai quando ela tinha apenas sete anos.
Nasceu em 1647, em setembro, dois meses antes do nascimento de Santa Margarida Maria, outra futura confidente do Sagrado Coração.
Vivendo em extremas dificuldades, os credores foram incansáveis com relação à viúva Benoite. Seus filhos tiveram de trabalhar duro para manter a família.
A menina Benoite não foi apenas uma ajuda, mas uma proteção para sua mãe, que tinha educado fielmente seus filhos na fé católica, ensinando-lhes o Pai Nosso, a Ave Maria e o Credo.

Deparando-se com um venerável homem que trajava vestes semelhantes às de um bispo da Igreja primitiva

Saint Maurice
Em maio de 1664, aos dezessete anos, quando cuidava de seu rebanho e rezava o terço, sua devoção favorita, repentinamente deparou-se com um venerável homem que trajava vestes semelhantes às de um bispo da Igreja primitiva. Ele veio até ela e disse: “Minha Filha, o que você está fazendo por aqui?”
Um dia a menina viu alguns homens indo para sua casa. Ela correu para avisar a mãe, lutando contra um deles que se atreveu a oferecer o seu dinheiro em troca de sua força. Benoite e sua família composta por doze pessoas, que até então viviam em dolorosa penúria, aceitou a proposta de pastorear ovelhas para dois patrões ao mesmo tempo. Assim, em meio à privação, sacrifício e oração a futura Santa foi predestinada e sendo preparada para a missão que desempenharia. Em maio de 1664, aos dezessete anos, quando cuidava de seu rebanho e rezava o terço, sua devoção favorita, repentinamente deparou-se com um venerável homem que trajava vestes semelhantes às de um bispo da Igreja primitiva. Ele veio até ela e disse: “Minha Filha, o que você está fazendo por aqui?”
“Estou cuidando de minhas ovelhas, orando a Deus e à procura de água para beber”.
“Eu vou tirar água para você”, responde o homem idoso. E ele se dirige até à beira de um poço que Benoite não tinha visto.

"Você é tão bonito!" disse ela. "Você é um anjo, ou Jesus?"

"Eu sou Maurice (Saint Maurice, ou São Maurício), a quem a vizinha capela (então em ruínas) é dedicada... Minha filha, não volte a este lugar. Faz parte de um território diferente, e os guardas tomariam o seu rebanho, se a encontram por aqui. Vá para o vale acima em Saint-Étienne. Lá você verá a Mãe de Deus."

"Mas Excelência, Ela está no céu. Como eu poderei vê-La onde dizes?"

"Sim, Ela está nos céus, na terra, e também onde Ela quer."

De frente a pequena gruta que estava no local, a menina viu uma Senhora de beleza incomparável trazendo uma não menos bela Criança em suas mãos

Laus
A ingênua menina pastora não podia imaginar que estava agora na presença da Mãe de Deus
Bem cedo, na manhã seguinte, Benoite conduziu o rebanho para o local indicado, o Vallon des Fours (Vale dos fornos), assim chamado porque no alto do morro deste vale continha gesso, que os habitantes da aldeia extraíam e preparavam para utilizar em suas construções. Benoite tinha chegado apenas à frente de uma pequena gruta que estava no local quando ela viu uma Senhora de beleza incomparável trazendo uma não menos bela Criança em suas mãos.
Ela ficou encantada com a visão. Apesar da previsão do ancião (Saint Maurice) do dia anterior, a ingênua menina pastora não podia imaginar que estava agora na presença da Mãe de Deus. Pensou que estava diante de uma mera mortal, e disse muito inocentemente:

"Bela Senhora, o que está fazendo aqui? Veio comprar gesso?"

Em seguida, sem esperar por uma resposta, ela acrescentou com espontaneidade: "a Senhora faria a gentileza de nos deixar pegar esta criança? Este menino iria nos deliciar a todos!"

A dama sorriu, sem responder. Fascinada, Benoite admirava a bela Senhora. Chegando o momento de sua refeição, ela tomou um pedaço de pão e disse:

"A Senhora gostaria de comer comigo? Eu tenho aqui alguns pãezinhos muito gostosos."

A Senhora sorriu novamente e continuou deixando Benoite desfrutar de Sua presença, indo e vindo para fora da cavidade da rocha da gruta de onde apareceu. Benoite aproximava-se e se afastava dela. Depois, ao cair da tarde, a Senhora tomou a criança nos braços, entrou na gruta e desapareceu.

Manifestando-se sobre aquela isolada montanha para uma menina iletrada, a Rainha do Céu condescendeu uma intimidade afetiva que seria surpreendente se nós não soubéssemos que a bondade de Maria não tem limites

Nossa Senhora de Laus
Manifestando-se sobre aquela isolada montanha para uma menina iletrada, a Rainha do Céu condescendeu uma intimidade afetiva que seria surpreendente se nós não soubéssemos que a bondade de Maria não tem limites
No dia seguinte e durante os próximos quatro meses, Benoite contemplou aquele lugar a alegria dos Anjos e os ornamentos do Céu. O rosto da menina pastora transfigurava-se no momento das aparições. Ela compartilhou sua felicidade com as pessoas do povoado com alegre simplicidade. Vendo a mudança característica que ocorre nos semblantes dos videntes, as pessoas começaram a perguntar, "O que ela está vendo? Seria a Santíssima Virgem que ela está vendo?" Benoite nunca ousou perguntar à Senhora quem era, contentando-se em desfrutar da alegria que a dama lhe proporcionava.

Antes de fazer de Benoite Sua amiga e dispensadora das Suas graças, a Santíssima Virgem acompanha dedicadamente a pastora, atraindo para Si a alminha da menina com irresistível atração. Em seguida, depois de dois meses de silêncio, fez dela sua aluna e começou a falar-lhe, a fim de ensinar, testar e incentivá-la.

Manifestando-se sobre aquela isolada montanha para uma menina iletrada, a Rainha do Céu condescendeu uma intimidade afetiva que seria surpreendente se nós não soubéssemos que a bondade de Maria não tem limites.

Com a doçura e paciência de uma mãe, Maria Santíssima formou gradualmente Sua escolhida, tendo em conta a futura missão que lhe estava predestinada

Laus
Antes da Virgem revelar pessoalmente Seu nome, a Virgem Santíssima iniciou Benoite o papel que ela deveria cumprir por toda sua vida: trabalhar na conversão dos pecadores através da oração, do sacrifício e de uma especial vocação — a exortação. Deus lhe concedera o carisma da leitura do coração
Um dia Nossa Senhora convidou Benoite para descansar ao lado dela. Cansada por brincar com o Menino, a menina pastora dormiu pacificamente sobre a orla do manto da Virgem. Em outra ocasião, com o objetivo de instruir as mães do povoado a ensinarem seus filhos a rezar, Maria Santíssima repetiu, palavra por palavra, a ladainha de Loreto. Instruiu também Benoite a ensinar as meninas de Saint-Étienne a irem à Igreja para lá com elas rezar e cantar todas as noites.
Com a doçura e paciência de uma mãe, Ela formou gradualmente Sua escolhida, tendo em conta a futura missão que lhe estava predestinada.  A piedosa jovem era inculta, muito teimosa e muito impaciente. Antes da Virgem revelar pessoalmente Seu nome, iniciou Benoite o papel que ela deveria cumprir por toda sua vida: trabalhar na conversão dos pecadores através da oração, do sacrifício e de uma especial vocação — a exortação. Deus lhe concedera o carisma da leitura do coração.
Assim, muitas vezes a ela era dada a pesada tarefa de corrigir as almas das pessoas e divulgar a triste condição delas. Quando necessário, ela lembrava os pecados esquecidos ou escondidos de alguns e, dessa forma, exortava-as para se purificarem e se reconciliarem com Deus.

“Sua senhora está escondida atrás da pedra”, disse Maria. “Diga-lhe para que não mais blasfeme contra o nome de Jesus, porque se ela continuar agindo assim não haverá paraíso para ela"

Laus
“Diga-lhe para que não mais blasfeme contra o nome de Jesus, porque se ela continuar agindo assim não haverá paraíso para ela: sua consciência está em muito mau estado, ela deve fazer penitência”
Entre muitas conversões, uma impressionante ocorreu não só para dar crédito à aparição, mas para a vidente também.
A Sra. Rolland, patroa de Benoite, uma mulher de posses que não tinha qualquer interesse em religião, queria ver por si mesma o que estava realmente ocorrendo no local das aparições.
Um dia antes do amanhecer, em segredo ela chegou antes de Beonite até a gruta e escondeu-se atrás de uma pedra. A menina pastora chegou alguns instantes mais tarde e logo já viu a Virgem Santíssima.
“Sua senhora está escondida atrás da pedra”, disse Maria. “Diga-lhe para que não mais blasfeme contra o nome de Jesus, porque se ela continuar agindo assim não haverá paraíso para ela: sua consciência está em muito mau estado, ela deve fazer penitência”.
A mulher, que tinha ouvido tudo, começou a chorar e prometeu mudar sua atitude. E realmente ela manteve sua palavra.

A Santíssima Virgem disse à menina pastora: “Diga às meninas de St. Stephen’s que cantem a ladainha da Santíssima Virgem na Igreja todas as noites, com a permissão do Prior, e você verá o que vai acontecer”

Litania
A Santíssima Virgem disse à menina pastora: “Diga às meninas de St. Stephen que cantem a ladainha da Santíssima Virgem na Igreja todas as noites, com a permissão do Prior, e você verá o que vai acontecer”
A notícia das aparições começaram a se espalhar e as pessoas comentavam por toda parte. Muitos acreditaram, mas vários permaneceram incrédulos e viam a menina pastora como uma falsa mística. Entre as muitas pessoas que apoiaram Benoite poucas foram as meninas de St. Stephen’s que, tal como ela, amavam Maria de todo coração.
A Santíssima Virgem disse à menina pastora: “Diga às meninas de St. Stephen que cantem a ladainha da Santíssima Virgem na Igreja todas as noites, com a permissão do Prior, e você verá o que vai acontecer”.
De fato, uma vez que tinham aprendido a sua “lição”, a ladainha era cantada todas as noites co muita devoção.
Interessante observar que Laus está situada na diocese de Embrun. Desde 1638, ano da consagração da França à Maria Santíssima pelo Rei Luis XIII, a ladainha de Loreto era cantada regularmente na catedral de Embrun. Devido aos relatos das aparições, Francois Grimaud, magistrado de Avançon Valley, um bom católico e homem íntegro, decidiu instaurar um inquérito. Após um sério exame ele concluiu que Benoite não enganava ninguém, nem era uma impostora, muito menos uma doente mental. Ele também observou que a “Bela Senhora” não havia pedido a Benoite para revelar sua identidade.
A pedido do magistrado, embora isso custasse muito à Benoite, ela foi obrigada a perguntar: “Minha boa Senhora, eu e todas as pessoas neste local não sabemos quem é a senhora. A senhora é a Mãe de nosso bom Deus? Agradeceria muito se me dissesse que é, e construiremos uma capela aqui para homenageá-la”.

“Eu sou Maria, a Mãe de Jesus"

Eu sou Maria, Mãe de Jesus
Então acrescentou: “Eu sou Maria, a Mãe de Jesus"
Em resposta, a aparição celeste respondeu que não havia necessidade de construir coisa alguma ali porque Ela tinha escolhido um local mais agradável. Então acrescentou: “Eu sou Maria, a Mãe de Jesus. Você não me verá mais aqui por algum tempo”. E Benoite não viu a Senhora Celestial durante um mês inteiro. Isso causou um pesar tão profundo na menina que sem a ajuda do Céu ela não teria sobrevivido.
Em 20 de setembro de 1664, do outro lado da ribeira, a meio caminho da colina que leva a Laus, ela viu novamente a Santíssima Virgem. “Ah, boa Mãe!” exclamou ela, “por que a Senhora me privou da alegria de vê-lA por tanto tempo?” Então ela atravessou o córrego que estava bem cheio e lançou-se aos pés da Rainha do Céu.
A Bem-Aventurada Virgem lhe disse: “De agora em dia, você me verá apenas na capela que está em Laus”. 
Maria mostrou-lhe o caminho que ela deveria subir ao longo do morro em direção a Laus, uma aldeia que a menina tinha ouvido falar, mas nunca visitara, embora conhecesse a aldeia de St.-Étienne d’Avançon. Assegurou-lhe que reconheceria o lugar quando sentisse uma "doce fragância".

Ao entrar na humilde capela abandonada, Benoite encontrou a sua Bela Dama de pé, sobre um altar coberto de poeira

Capela
A pequena capela semi-abandonada, dedicada a Nossa Senhora do Bom Reencontro, onde Ela apareceu a Benoite sobre o altar poeirento
Em 1640, algumas pessoas piedosas tinham construído uma pequena capela dedicada a Notre-Dame de Bon Recontre (Nossa Senhora do Bom Encontro) erigida na solidão de Laus. Essa capela tinha sido construída com a finalidade de recolher as pessoas para ali rezar, quando as águas se elevavam e os impedia de irem até a igreja paroquial, em Saint-Étienne.
Exteriormente, a construção humilde parecia com todas as outras pequenas casas, medindo pouco mais de dois metros quadrados. Tinha um altar de gesso cujos ornamentos se resumiam em apenas dois castiçais de madeira e um cibório de cobre. E era ali que a Rainha do Céu esperava a jovem menina pastora, como em um novo estábulo de Belém...
Porém, Beonite que nunca tinha ouvido falar da capela, no dia seguinte, passou um longo tempo procurando pela capela, em lágrimas, passando aqui e ali sempre à procura. Ela parou na entrada de cada habitação na tentativa de detectar a “doce fragância”. Finalmente, ela sentiu o perfume perto de uma porta entreaberta. Ao entrar no humilde recinto, Benoite encontrou a sua bela dama de pé, sobre um altar coberto de poeira.

"Querida Senhora, gostaria que eu depusesse meu avental sob seus pés? Há muito pó!"

Sobre o pó
Em seguida, notou com tristeza a condição miserável do altar. Com espontânea simplicidade perguntou: "Querida Senhora, gostaria que eu depusesse meu avental sob seus pés? Há muito pó!"
Sobre o altar empoeirado a Santíssima Virgem lhe disse: "Minha filha, você tem procurado diligentemente por Mim, mas não deveria chorar. Mesmo assim, você Me deixou satisfeita por não ter se mostrado impaciente."
Benoite humildemente aceitou esta observação. E, em seguida, notou com tristeza a condição miserável do altar. Com espontânea simplicidade perguntou: "Querida Senhora, gostaria que eu depusesse meu avental sob seus pés? Há muito pó!"

"Não, minha filha... Logo nada faltará neste lugar — nem vestes, nem altar de linhos, nem velas. Eu desejo que seja construída uma grande igreja neste local, juntamente com um edifício para abrigar alguns padres residentes. A igreja será construída em homenagem ao meu querido Filho e a Mim. Aqui muitos pecadores serão convertidos. Eu irei aparecer muitas vezes neste lugar".

"Construir uma igreja?" exclamou Benoite. "Não há dinheiro para isso aqui!"

"Não se preocupe. Quando chegar a hora de construir, você irá encontrar tudo o que precisar, e não demorará. Os tostões dos pobres irá fornecer tudo. Nada irá faltar."

Nossa Senhora disse-lhe: “Orem continuamente para os pecadores”

Litania de Loreto
Frequentemente, a Virgem lhe dizia os nomes para os quais a menina deveria orar
Ao longo de todo o inverno de 1664-65, apesar dos quatro quilômetros que separavam a aldeia de Saint-Étienne da capela de Laus, Benoite subiu até lá todos os dias. E muitas vezes ela viu a Virgem.
Nossa Senhora disse-lhe: “Orem continuamente para os pecadores”.
Frequentemente, a Virgem lhe dizia os nomes para os quais a menina deveria orar. Desta forma, Maria Santíssima foi formando Benoite para a sua missão, que era ajudar no sacramento da Confissão e reconciliação dos pecadores. A partir de 1665, a Virgem pediu-lhe para que parasse de pastorear os rebanhos, a fim de dedicar-se à sua missão.
A Virgem tinha dito a Benoite:
“Eu pedi Laus para meu Filho para a conversão dos pecadores, e Ele ma concedeu a Mim”.

Graças e bênçãos eram derramadas sobre as almas; centenas e milhares de pessoas começaram a vir rezar na capela dos pobres

Oração
Em 25 de março de 1665, menos de um ano após a primeira aparição, uma imensa multidão chegou à capela deserta. Nesse mesmo ano, em 3 de maio, por ocasião da Festa de Santa Cruz, trinta e cinco paróquias convergiram até ali, cada qual com sua respectiva bandeira. Altares para confissões tiveram que ser improvisados ao ar livre para atender a piedade do povo
Essas palavras da Mãe de Deus foram realmente cumpridas. Conforme propagava-se a notícia das aparições, o número de visitantes a Laus aumentava gradativamente. Graças e bênçãos eram derramadas sobre as almas; centenas e milhares de pessoas começaram a vir rezar na capela dos pobres. Curas de todos os tipos abundaram e pecadores foram convertidos em grande número. Em 25 de março de 1665, menos de um ano após a primeira aparição, uma imensa multidão chegou à capela deserta.
Nesse mesmo ano, em 3 de maio, por ocasião da Festa de Santa Cruz, trinta e cinco paróquias convergiram até ali, cada qual com sua respectiva bandeira. Altares para confissões tiveram que ser improvisados ao ar livre para atender a piedade do povo. Sacerdotes da região viram-se obrigados a oferecer sua ajuda ao Padre Fraisse, pároco de Saint-Étienne, e ouvir as muitas confissões.
Prudentemente, as autoridades diocesanas não pronunciaram nenhuma decisão, mas permitiram celebrações de missas na capela. Foi então que o Reverendo Canon Pierr Gaillard, o Vigário Geral da Diocese de Gap, entrou em cena. Ele tornou-se o diretor da peregrinação e, mais tarde, fez várias narrações persistentes em função de sua autoridade. Após sair do período de curiosidade em agosto de 1665, ele ali solicitou e obteve graças tão grandes que ficou imediatamente convencido da autenticidade das aparições.

"Diga ao vigário geral que ele pode muito bem tornar Deus que desce do céu na Eucaristia com o poder que recebeu quando se tornou padre, mas ele não tem ordens para dar a Mãe de Deus”

Virgem de Laus
Quando a pobre pastora ouviu que tinham chegado, ela tinha tanto medo que procurou fugir, mas a Mãe de Deus a tranqüilizou: “Não, minha filha, você não deve fugir. Você deve continuar e fazer justiça a esses homens da Igreja
Naquela época, Laus pertencia à Diocese de Embrun. Sendo da Diocese de Gap, Padre Gaillard não possuía autoridade para passar um acórdão oficial. Após a recomendação de vários sacerdotes, ele escreveu para o Padre Antoine Lambert, Vigário Geral da Diocese de Enbrun, e pediu que ele iniciasse um inquérito eclesiástico.
Padre Lambert mostrou-se mais frio em ralação as aparições em Laus. Ele estava convencido de que as visões de Benoite eram diabólicas e a jovem pastora uma visionária comum.
Em 14 de setembro de 1665, voltou para Laus na companhia de vários eminentes sacerdotes, todos opositores aos acontecimentos em Laus, dispostos a pôr fim a “esta magia”, denunciar a postura de Benoite e fechar a capela.
Quando a pobre pastora ouviu que tinham chegado, ela tinha tanto medo que procurou fugir, mas a Mãe de Deus a tranqüilizou: “Não, minha filha, você não deve fugir. Você deve continuar e fazer justiça a esses homens da Igreja. Interrogar-te-ão um por um e tentarão confundi-la com suas próprias palavras. Mas não tenha medo. Diga ao vigário geral que ele pode muito bem tornar Deus que desce do céu na Eucaristia com o poder que recebeu quando se tornou padre, mas ele não tem ordens para dar a Mãe de Deus”.  

O vigário geral respondeu: "Bom, se aquilo que as pessoas estão dizendo é verdade, então reze à Ela para me mostrar a verdade através de um sinal ou um milagre, e então farei tudo o que posso para realizar a Sua vontade"

Nossa Senhora de Laus
Por inspiração da Virgem, a menina pastora respondeu-lhe: "Eminência, embora o senhor possua o poder de a cada manhã fazer Deus chegar até ao altar pelo divino poder que recebeu quando se tornou padre, o senhor não tem ordem para dar à Sua santa Mãe, e ao que a Ela agrada realizar aqui"
Quando chegou a Laus, o vigário geral entrou na capela para rezar por um momento e, em seguida, convocou a menina pastora. Apoiado por seus colegas interrogou duramente Benoite na tentativa de apanhá-la em contradição. Mas a menina manteve-se imperturbável e tranqüila, respondendo com simplicidade e firmeza. Suas palavras eram claras e surpreendentemente consistentes. "Não pense que eu vim aqui para autorizar seus sonhos e ilusões, e todas as coisas estranhas que estão dizendo sobre você e este lugar", disse o Vigário Geral severamente. "É minha convicção e todos nós que temos bom senso, que seus sonhos são falsos. Assim, vou encerrar esta capela e proibir a devoção. Quanto a você só tem de ir para casa."

E por inspiração da Virgem, a menina pastora respondeu-lhe: "Eminência, embora o senhor possua o poder de a cada manhã fazer Deus chegar até ao altar pelo divino poder que recebeu quando se tornou padre, o senhor não tem ordem para dar à Sua santa Mãe, e ao que a Ela agrada realizar aqui".

Impressionado com estas palavras, o vigário geral respondeu: "Bom, se aquilo que as pessoas estão dizendo é verdade, então reze à Ela para me mostrar a verdade através de um sinal ou um milagre, e então farei tudo o que posso para realizar a Sua vontade. Mas, mais uma vez, tome cuidado para que todas essas coisas não sejam ilusões e efeitos de sua imaginação para iludir o povo. Não permitirei abusos e lutarei com todos os meios ao meu alcance".

"Milagre! Milagre! Catherine Frasco está curada!"

MIlagre
E o vigário geral declarou, "Existe uma coisa extraordinária ocorrendo nesta capela. Sim, a mão de Deus está lá!"
Benoite agradeceu e prometeu-lhe humildemente rezar, de acordo com suas intenções. Padre Fraisse, o pastor de Saint-Étienne, o Juiz François Grimaud e Padre Pierre Gaillard também foram interrogados. O vigário geral, em vez de fechar o oratório, fez um inventário detalhado e escreveu no seu relatório referente a essa sua longa visita pastoral. Ele tinha planejado deixar a cidade ainda naquela noite, mas uma pesada chuva obrigou-o a permanecer por mais dois dias.
Na verdade, a Santíssima Virgem tinha organizado assim, de forma que ele testemunharia um impressionante milagre.

Uma mulher bem conhecidos da área com o nome de Catherine Frasco tinha sido vítima, nos últimos seis anos a partir da contração dos nervos em suas pernas: eram ambos dobradas para trás e parecia vinculado ao seu corpo, e nenhum esforço poderia separá-los. O seu caso tinha sido declarado incurável por dois eminentes cirurgiões. Tendo chegado a Laus com sua mãe para fazer uma novena, ela inspirava compaixão ao ser vista durante todo o dia na capela. Cerca de meia-noite do último dia da novena, ela sentiu de repente um relaxamento e suas pernas começaram a se mover. Ela estava curada.

Na manhã seguinte, ela entrou na capela, caminhando com suas próprias pernas, enquanto o vigário geral estava celebrando a missa. Sua presença causou uma grande agitação no povo que exclamava: "Milagre! Milagre! Catherine Frasco está curada!" Movido pelas lágrimas, Padre Lambert teve grande dificuldade para terminar sua missa. Padre Gaillard, que estava servindo, escreveu, "Eu sou um fiel testemunha de tudo o que ocorreu." E o vigário geral declarou, "Existe uma coisa extraordinária ocorrendo nesta capela. Sim, a mão de Deus está lá!"

O vigário geral finalmente autorizou a construção da igreja, conforme a Virgem solicitara

Laus
O vigário geral finalmente autorizou a construção da igreja, conforme a Virgem solicitara
Padre Lambert interrogou a mulher que tinha sido curada e escreveu um relatório oficial sobre o milagre. Então ele autorizou todos a entrarem na capela para cantar o Te Deum e a ladainha da Santíssima Virgem. Designou dois jovens padres para capelães em Laus: Padre Jean Peytieu, que iria morrer de exaustão com a idade de quarenta e nove depois de vinte e quatro anos de ministério totalmente dedicado às almas, e o Padre Pierre Gaillard, que exerceu um exemplar para o ministério há cinquenta anos como diretor da peregrinação.
Padre Barthelemy Hermitte foi nomeado para servir como seu assistente, o que ele fez durante vinte e oito anos, até sua morte. O vigário geral finalmente autorizou a construção da igreja, conforme a Virgem solicitara.

A pequena capela de Laus, onde tantas maravilhas estavam ocorrendo, dificilmente abrigava dez ou doze pessoas. Tornou-se absolutamente necessário substituí-la por uma igreja maior. A construção e o financiamento da igreja constitui um caso à parte no que diz respeito "as maravilhas de Laus."

Foi sobretudo os mais pobres, as poucas pessoas, que assumiram o desafio de construir a igreja solicitada pela Virgem

Construção da igreja
Foram sobretudo os mais pobres, as poucas pessoas, que assumiram o desafio, duplamente difícil, devido ao precário acesso por estradas intransitáveis. A população da área e os muitos peregrinos que iam até Laus carregavam pedras de um riacho para a construção local; até mesmo os filhos dos aldeões se empenhavam no intento. Todo mundo quis doar alguma coisa, quer materiais ou dinheiro
Embora não se dispusesse de recursos, a construção foi realizada com grande entusiasmo. Foram sobretudo os mais pobres, as poucas pessoas, que assumiram o desafio, duplamente difícil, devido ao precário acesso por estradas intransitáveis. A população da área e os muitos peregrinos que iam até Laus carregavam pedras de um riacho para a construção local; até mesmo os filhos dos aldeões se empenhavam no intento. Todo mundo quis doar alguma coisa, quer materiais ou dinheiro. Levou um ano para recolher todo o material necessário.
Graças à tenacidade do Pai Gaillard, a construção foi concluída de acordo com as indicações que Nossa Senhora havia dado a Benoite. Para grande crédito das pessoas do lugar, a capela de Notre-Dame de Bon Rencontre foi incorporada na estrutura e se tornou o coro da nova Igreja.

Em 7 de outubro de 1666, Festa do Santo Rosário, Padre Gaillard estabeleceu a primeira pedra do edifício, e os Padres da Gap Dominicana presidiram a uma longa procissão de peregrinos. Foi nessa ocasião que Benoite se tornou uma Dominicana Terciária. A partir de então, ela usava o véu e a capa de terciário, e o povo começou a chamá-la "Irmã Benoite".

Os primeiros historiadores da Laus são unânimes em mencionar o milagre da "doce e celeste fragrância" do lugar

Igreja
Um dos primeiros historiadores escreveu, "A Igreja de Nossa Senhora de Laus foi construída para o canto dos salmos e hinos. As mãos dos pobres reuniram todo o material, fizeram doações e cavaram seus alicerces. A Providência levantou suas paredes, e a confiança em Deus"
Padre Gaillard dirigiu o trabalho de construção. Benoite via tudo e motivava os trabalhadores. Ela preparava suas refeições, rezava com eles e dizia palavras de salvação e, por vezes, acrescentava conselhos úteis para evitar acidentes. Como resultado desta situação, ao longo de toda a duração do processo de construção, não foi ouvido uma única blasfêmia e não ocorreu nenhum acidente.
Dentro de quatro anos, a igreja foi concluída (1666-70). Um dos primeiros historiadores escreveu, "A Igreja de Nossa Senhora de Laus foi construída para o canto dos salmos e hinos. As mãos dos pobres reuniram todo o material, fizeram doações e cavaram seus alicerces. A Providência levantou suas paredes, e a confiança em Deus".
Os primeiros historiadores da Laus são unânimes em mencionar o milagre da "doce e celeste fragrância" do lugar. Eles mencionam este fenômeno como um acontecimento público testemunhado por um grande número de pessoas.
Por vezes, o fenômeno das fragâncias era tão intenso que o seu odor a partir da capela espalhava-se por todo o vale.

Cada vez que a Virgem lhe homenageava com Sua visita, as pessoas sentiam uma fragrância celestial permeando toda a Igreja

A "doce fragância" tornou-se um dos sinais dessa intervenção celeste em Laus. Testemnha o Juiz François Grimaud: "Durante a temporada de Páscoa de 1666, eu senti uma fragrância muito doce por cerca de sete minutos, eu nunca tinha cheirado nada parecido em minha vida, e ela deu-me tão profunda satisfação que eu me vi arrebatado".
A partir de 24 de março relacionados até o final de maio 1690, a igreja de Laus era tão intensamente permeada com esta fragrância que todos os peregrinos puderam comprovar este fato.
Em 1716, porque ele ainda sentia essa "doce fragrância," Honore Pela, um escultor de Gap, doou uma bela estátua em mármore de Carrara, representando a Virgem e o Menino. Mesmo em nossos dias, este fenômeno de fragrâncias ainda é ocasionalmente experimentado pelos peregrinos. Para evitar qualquer possibilidade de engano, flores, normalmente, não são permitidos no santuário.

Irmã Benoite respirava esses perfumes em sua fonte. Consta nos manuscritos do relatório de Laus que "cada vez que a Virgem lhe homenageava com Sua visita, as pessoas sentiam uma fragrância celestial permeando toda a Igreja. Às vezes, as vestes da menina pastora foram profundamente impregnadas com o celeste perfume até oito dias. De modo sobrenatural, essas fragrâncias eram tão doces e deliciosas que elevava a alma, superando todas as outras fragrâncias da terra".
Sempre que Benoite era visitada por sua boa Mãe, seu rosto parecia resplandecer, como o de Moisés ao descer do Sinai; ela permanecia de joelhos, recitava a ladainha da Santíssima Virgem, e depois, durante o resto do dia sentia-se incapaz de comer.